Pedal Museu do Amanhã
Ciclovia Baia da Guanabara
Este é um passeio um pouco diferente, mas pega quase todo o Rio, do centro à Zona Sul e terminando na Barra.
Como depende do Metrô, só pode ser feito nos fins de semana ou feriados, quando é permitido embarcar com as bicicletas no Metrô.
O passeio começa pedalando na ciclovia do flat, seguindo pela esquerda, até chegar ao shopping Downtown. Seguindo pela ciclovia, você verá uma passarela coberta para atravessar o canal. Após atravessar a passarela, informe-se de como chegar no Metrô – é pertinho. Você vai embarcar na estação Jardim Oceânico, que é a primeira da linha. Peça ajuda para passar as bicicletas pelas catracas (tem um portão para isso) e embarque na direção Centro. Com bicicletas, deve-se embarcar no último vagão. A viagem é tranquila. Desça na estação Uruguaiana e siga para a Av Rio Branco. Desça a avenida Rio Branco (à esquerda) até chegar ao Museu do Amanhã. Ali recomendamos dar uma pedaladinha na direção contrária ao destino – vá pela esquerda um pouco até encontrar os painéis do artista Kobra na fachada dos armazéns – é muito bonito!
Em seguida, volte ao Museu do Amanhã e siga em frente pelo calçadão, sempre acompanhando a Baía de Guanabara. Seguindo você vai passar pelo Cais Maravilha, Aeroporto Santos Dumont, Marina da Glória e chegará ao Aterro do Flamengo, tudo por ciclovias muito bonitas.
Ao final da Praia de Botafogo, fique atento ao caminho da ciclovia! Ela atravessa o sinal para seguir em direção ao Túnel Novo e praia de Copacabana. O túnel é um pouco escuro, mas a ciclovia vai certinha dentro dele (é mão única). Ao Sair do túnel siga em frente até chegar na praia de Copacabana. Se quiser dar um pulinho até o Leme, vire à esquerda na praia. Virando à direita na praia, você vai seguir por Copacabana até o final da praia, onde fica o Forte de Copacabana. Ali recomendamos uma paradinha para apreciar a vista lá de dentro em um dos dois cafés (Colombo ou 18 do Forte) bebendo algo refrescante – peça uma mesinha na mureta que o visual é mais bonito!
Seguindo a ciclovia, você chegará à praia de Ipanema, depois Leblon. No final do Leblon começa a Av Niemeyer, cujo visual é sensacional! Seguindo ainda pela ciclovia, você passará pela entrada da comunidade do Vidigal (um caos bem interessante) e terá que pedalar pela pista o último trecho (que caiu em uma ressaca e ainda não está recuperado). Logo em seguida a ciclovia chega em São Conrado e novamente entra no túnel (dessa vez bem claro e bem sinalizado) da Joatinga em direção à Barra. Ao sair do túnel você tem uma das vistas mais bonitas da Barra – o Quebra-mar. Seguindo sempre pela ciclovia, voê chegará ao Zona Sul da praia a Barra, onde entra para a balsa e de volta para o Flat.
Puxado mas vale cada metro!